Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Direito Penal e Big Brother Brasil 21

Fatos jurídicos relevantes acerca da atração

Publicado por Leticia Mros
há 3 anos

 Começamos a vivenciar de fato uma pandemia global devido ao Covid-19 quando o Big Brother Brasil edição 20 se encerrava em março de 2020, um dos programas de maior entretenimento da emissora Rede Globo, onde consiste em deixar número x de pessoas confinadas em uma casa, as quais seguem regras e toda semana votam entre si para se enfrentarem em um "paredão" cujo o poder de voto de permanência do participante na casa é do público, entre outras temáticas, deixando o jogo mais emocionante.

  Um ano depois, metodicamente, se inicia o BBB21, e infelizmente permanecemos em pandemia, porém com grandes esperanças devido a vacina.    

  O caos neste caso e edição específica envolve a violência psicológica praticada entre um participante, perseguição exagerada, que vem chamando atenção de todos fora da casa, inclusive artistas, que clamam ao diretor do programa a expulsão de x participante que está de fato cometendo esses abusos, uma vez que tortura psicológica também é crime, conforme a lei 9.455/97 e segundo as regras do programa, qualquer tipo de violência leva a expulsão.

 De acordo com a temática do jogo, os participantes tem sua liberdade privada, porém com seu consentimento, o que não configura crime elencado no artigo 148 do Código Penal de cárcere privado.

 Durante o programa, crimes como injúria, calúnia, difamação, ocorrem com bastante frequencia, podendo o "brother" confinado, processar criminalmente o/a brother que tenha cometido o crime, uma vez que esses crimes são de natureza penal privada, entretanto obedecendo o prazo decadencial de 6 meses contados da data em que o legitimado ativo veio a conhecer a autoria do fato.

 Em casos de crimes contra honra como mencionados anteriormente, serem cometidos no programa contra qualquer participante, pode ocorrer o aumento de pena de 1/3, haja vista o crime ter sido cometido em meios que facilitem a promulgação da informação, conforme artigo 139 do CP.

 Ademais, há outros crimes que são cometidos dentro da casa como: dano, importunação sexual e atos obscenos.

 Atos sexuais entre "brothers", se cometidos consensualmente não configuram crime, caso o ato sexual seja cometido com a vítima em estado de vulnerabilidade (alcoolizado por exemplo), independente de sexo, configura estupro de vulnerável (artigo 217-A do CP).

 Tendo portanto, natureza de ação penal pública incondicionada, a polícia e o Ministério Público podem agir mesmo contra a vontade da vítima , o mesmo , claro, se aplica a crimes de importunação sexual.

Fontes:

Alexandre Zamboni, Mestre em Direito, Servidor e Professor.

- Código Penal brasileiro.

  • Publicações11
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações524
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-penal-e-big-brother-brasil-21/1162012200

Informações relacionadas

Dr Francisco Teixeira, Advogado
Artigosano passado

Stalkear nas redes sociais é crime?

Pâmela Francine Ribeiro, Advogado
Artigoshá 3 anos

Perguntas e respostas mais comuns em escritórios previdenciários

MPF move ação para que Globo seja impedida de exibir cenas de crime ou que lembrem crimes no BBB

Carolina Salles, Advogado
Notíciashá 8 anos

Abandonar animais é crime previsto em Lei

Jose Manhez Filho, Bacharel em Direito
Artigoshá 6 anos

Responsabilidade civil e a interação entre as jurisdições civil e penal

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Informações relevantes e pertinentes, obrigado por compartilhar. Porém, entendo que tanto a emissora em questão, quanto o público e os participantes não estejam nem um pouco preocupados com isso. Embora, evidentemente, não seja o nosso caso, já que nos dispomos a ler e buscar conhecimento todos os dias. continuar lendo

Excelente informação, haja vista que provavelmente muitos por conta da fama, saem dali com o psicológico destruído e simplesmente caem no esquecimento do público. continuar lendo